domingo, 3 de agosto de 2008

Para meus alunos do cemaj

LEI O TEXTO E DEIXE SUA OPNIÃO.

A semana de Arte Moderna significou uma ruptura com a estética vigente no período. A partir dela, passamos a incorporar novas formas de expressão artística literária. Isso no entanto, foi difícil para a própria elite da época. Leia o texto abaixo:

Para uma elite que ainda se deleitava com a poesia parnasiana, com a ópera de Carlos Gomes, com a pintura de Almeida Júnior, era uma verdadeira violência aceitar os versos sem rima e sem métrica de Manuel Bandeira, as composições inovadoras de Vila-Lobos_ que teve a ousadia de introduzir na orquestra uma folha de zinco-, as figuras deformadas de Anita Malfatti ou Brecheret. Mas difícil ainda era admitir as idéias estéticas que eram expostas pelos conferencistas.

Colecão Saga, agrande história do Brasil: República 1889-1929.
São Paulo: Abril Cultural, 1981.v. 5. p.244.
DÊ A SUA OPINÃO:

Se você vivesse na década de 1920, você aplaudiria ou vaiaria as obras dos modernistas? justifique sua resposta.

10 comentários:

Anônimo disse...

Como nós vivemos no ano de 2008 e difícil termos uma noção de como seria viver naquele tempo , como hoje já somos acostumados com idéias revolucionarias não iriamos nos importar mais na situação da população daquela época foi um choque muito grande.

Anônimo disse...

é dificil, mas acho que aplaudiria pois é um direito deles querer revolucionar a arte...

Anônimo disse...

Acho que aplaudiria pois, cada um tem sua liberdade de opinião e direitos em comum mas, seria algo que nos geraria espanto,pois é algo que até então não havia se visto!

Anônimo disse...

talvez eu aplaudiria,pois cada ser vivo tem liberdade de expressar seus atos,seja estes,por meio de:pinturas,poemas...

Unknown disse...

Acho que aplaudiria, porque cada um tem seu jeito de se expressar, atraves de poemas, pinturas etc.

Anônimo disse...

eu acho que eu apladiria porque cada um tem sua liberdade de expressao

luana disse...

luana
eu com certeza aplaudiria pois era algo novo sempre prescisamos de coisas novas!!!

Anônimo disse...

Eu aplaudiria pois cada ser humano seu direito de expressar a arte!

PAULO, AIDE ,LIRA disse...

Conjuraçao Mineira Pretendia eliminar a
dominação portuguesa das minas gerais Foi desmontado o movimento foi traido por Joaquim Silverio Dos Reis que fez denuncia para obter perdão de sua divida com a coroa

Aidê da A. Cortial
lUCINEIDE lira
Paulo F. Passos
B3

pimentas do reino disse...

De João Vitor 5ªsérie

agradeço por te conhecer e por vc ser minha pró preferida


te amoOooooooOo.